Promoção e Prevenção em DST/Aids

Link para Materiais de Campanha do Carnaval 2011:
http://www2.aids.gov.br/download/ascom/carnaval2011/




Notem que este ano teremos 2 fases na campanha, fase 1, antes do carnaval, e fase 2, após o carnaval, como estímulo a Testagem do HIV.




 PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Aids em idosos A VIDA SEXUAL dos idosos melhorou nos últimos anos. Mas isso resultou no aumento do número de portadores de HIV nessa faixa etária.
Recentemente lançado pela Ícone Editora, "Sexo e Aids Depois dos 50"" , do médico Jean C. Gorinchteyn, é um livro em linguagem acessível -e necessária- para idosos com boa qualidade de vida.
Na obra, o autor aborda, em dez capítulos, histórias reais do idoso portador da doença, mostra o impacto da enfermidade nas mulheres e as reações dos homens.
Lembra que nunca é tarde para aprender a se proteger. Cita o impactante exemplo de um casal de namorados, ambos professores universitários, que não sabiam usar a camisinha de forma correta. Imagine-se então os que não têm estudos, lembra.


Moda "vintage" divulga sexo seguro entre cinquentões Na Inglaterra, ONG usa publicidade fashion dos anos 60 e 70 para disseminar o uso da camisinha entre o público mais velho


economist.com

Cartaz com foto de moda usada em campanha inglesa

DO "THE INDEPENDENT"

A primeira campanha nacional na Inglaterra para persuadir maiores de 50 a pratica sexo seguro será lançada na próxima semana. A entidade de saúde FPA vai usar publicidade de moda dos anos 60 e 70 para encorajar a geração mais velha a usar camisinha. Cada pôster da campanha tem a frase "Lembra-se de ter usado isso?" perto de uma foto de alguém posando com uma roupa desse período.
Outra frase diz: "Então lembre-se de usar isso", ao lado da foto de uma camisinha. A iniciativa começou por causa de números da agência britânica de proteção à saúde que mostram cada vez mais pessoas com idades entre 50 e 80 anos fazendo sexo com novos parceiros.
A tendência levou a um aumento em cinco infecções transmitidas pelo sexo nessa faixa etária. O maior aumento no número de casos de sífilis, herpes, clamídia e verrugas genitais de 2000 a 2009 foi entre pessoas de 45 a 64 anos. A gonorreia também tem atingido mais o público idoso. As maiores taxas de crescimento da doença são entre os maiores de 65 anos.
Profissionais da saúde afirmam que pessoas mais velhas não acreditam que essas doenças vão afetá-las. O crescimento da expectativa de vida e o maior número de divórcios estão entre as causas do aumento das doenças sexualmente transmissíveis entre idosos. Ao que parece, eles não sofreram o impacto de décadas de campanhas de saúde, geralmente voltadas para pessoas mais jovens.

Veja mais imagens da campanha

folha.com.br/1025212



Pôster de campanha sobre sexo seguro para maiores de 50 anos


Cada cartaz tem a frase "Lembra-se de ter usado isso?" próxima a uma imagem de alguém posando com roupas dos anos 60 e 70


Outra frase diz "Então lembre-se de usar isso" ao lado da foto de uma camisinha